Inaugurada CEASA Itabaiana

O governador Belivaldo Chagas inaugurou, na quinta-feira (25/02/2021), a nova Central de Abastecimento (Ceasa) de Itabaiana. A expectativa é de que o local propicie oportunidade de trabalho para mais de 900 profissionais, criando na cidade um novo e importante centro de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e produtos de feira livre, fortalecendo a produção agrícola do Agreste Central sergipano.

Construído pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), em um investimento de R$ 38.428.676,27 ( recursos do Proinveste), o empreendimento oferecerá a feirantes e clientes um espaço amplo e moderno para organizar os produtos e abastecer as feiras dos povoados e municípios próximos à cidade serrana.

Após construído, o Governo promoveu a concessão da gestão administrativa da Central para uma empresa administradora privada, mediante processo de concorrência pública da qual foi vencedor a Iconbras – Inovação em Concessões do Brasil SPE Ltda.

Esta empresa ficou contratualmente obrigada a realizar investimentos adicionais de modernização e conservação, que exigirão recursos da ordem de 9.000.000,00 ao longo do contrato. Esses recursos servirão para modernizar e melhorar as condições de venda dos feirantes instalados na Central, que terão como dispor de vagas exclusivas e rotativas para carga e descarga, software para controle de pátio, sistema de câmeras de segurança completo, segurança privada e equipe especializadas de limpeza e conservação, além de instalações apropriadas para carga e descarga de veículos de grande porte.

A CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Localizada às margens da BR 235, na estrada para o povoado Raposa, com área total de 34.528,87 m² e área construída de 10.652,58 m², a nova Ceasa proporcionará a feirantes e clientes espaço amplo e moderno para organizar os produtos e abastecer as feiras dos povoados e municípios próximos.

Com projeto moderno e arrojado, a edificação possui três blocos, “A”, “B” e “C”, além da Praça de Alimentação anexa ao Bloco A, totalizando até 277 pontos de Comercialização. O Bloco A possui 1.470 m² de área construída, e além de pontos comerciais, engloba também a área da administração, espaços destinados a atividades bancárias, e salas administrativas. Anexa ao Bloco “A”, a Praça de Alimentação possui 867 m² de área, totalizando são 2.337,48 m².

O Bloco B possui 3.637,68 m² e é destinado ao setor de varejo e produtos agrícolas, com boxes para produtores; varejistas e áreas demarcadas para tubérculos, grãos e raízes, privilegiando produtos típicos da agricultura familiar.
Já o Bloco C, com 4.501 m², é voltado a unidades de atacado, e produtos como raízes e tubérculos; hortaliças e grãos; frutas, legumes e açougue. Possui uma Câmara Frigorífica; Sala de Higienização, Antecâmara; sala fria para recepção, corte e pesagem e Casa de Lixo refrigerada, atendendo assim as normas técnicas e ambientais para conservação de produtos alimentícios.
O estacionamento externo disponibiliza vagas para carros, motocicletas, bicicletas, vagas para caminhão e pontos específicos de carga e descarga com 28 plataformas niveladora de docas.
As edificações contam, ainda, com guarita, casas de lixo e gás; reservatório de água com capacidade de armazenamento de 121,12 m³. Todo o projeto foi planejado para atender às pessoas com mobilidade reduzida, com banheiros específicos, áreas de circulação com rampas e pisos táteis.
Outro aspecto importante diz respeito ao ordenamento urbano do entorno da área da Ceasa. A Prefeitura de Itabaiana tomou a iniciativa de disciplinar a ocupação da área para evitar o crescimento desordenado e manter boas condições de segurança e de trânsito. Desta forma, estão previstas condições de crescimento que permitirão ampliação da área destinada ao comércio e ao transporte de mercadorias.

Blocos construídos do CEASA Itabaiana.
Blocos construídos do CEASA Itabaiana.
Pátio de descarga CEASA Itabaiana.