[ARQUIVO] Empresas britânicas apresentam ao Governo experiências em PPPs

Encontro aconteceu na Seplag e reuniu representantes do Governo do Estado e de empresas que são referência em PPPs no mundo

Na manhã desta terça-feira, 24, um importante encontro entre representantes do Governo e a London School of Economics and Political Science (LSE Enterprise), traçou importantes pontos sobre as Parcerias Público-privadas em Sergipe.

Na reunião, estavam presentes o vice-governador do Estado e secretário da Casa Civil, Belivaldo Chagas, os secretários do Planejamento Orçamento e Gestão, João Augusto Gama e da saúde, José Macedo Sobral; os assessores especiais do Governo, Oliveira Junior, Carlos Cauê e Ricardo Lacerda, o superintendente executivo da Secretaria da Saúde, Marcel Resende, e o assessor técnico da Seplag, Gustavo Andrade.

O encontro que teve como objetivo mostrar ao Governo do Estado a atuação do governo britânico em ações voltadas para Parcerias Público-Privadas no Brasil, principalmente no Nordeste. Essa atuação se dá através de um projeto implantado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a LSE Enterprise.

O projeto intitulado “Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, é patrocinado pela Embaixada Britânica no Brasil por meio do Prosperity Fund, com implantação da FESPSP e já tem modelos de PPPs bem sucedidos em diversas cidades do Nordeste, a exemplo de Salvador e Fortaleza.

Guilherme Jonsthon, que é gerente de Projetos do Consulado Geral Britânico em São Paulo, informa que neste momento, o projeto “Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas” entra em uma segunda fase, com foco em PPPs de infraestrutura social, por isso, eles resolveram visitar o Governo de Sergipe e visto o interesse existente com as PPPs, convidá-lo a participar desta nova fase.

“Este projeto iniciou com ações em Salvador e Fortaleza e hoje estamos expandindo para outras cidades do Nordeste. Lá, tivemos experiência positivas que fizeram com que gestores nos procurassem para desenvolvermos workshops e capacitações de servidores. Agora, queremos chegar também a Sergipe, auxiliando o Governo no que for necessário”, frisou Jonsthon.

Carlos Nascimento, da LSE Enterprise, reforça que várias ações têm acontecido na região Nordeste com o objetivo de dinamizar as ações de PPPs no Brasil. “O Reino Unido é o berço das Parcerias Público-privadas no mundo. Lá, temos experiências muito positivas, mas há também os erros, com os quais aprendemos muito e trazemos para esses Estados do Brasil, com o objetivo de transformá-los também em grandes acertos. Cada estado tem suas peculiaridades e demandas e o que queremos é convidar o Governo de Sergipe a conhecer mais de perto nossas ações”, destacou.

Para o secretário de Estado do Planejamento, João Augusto Gama, a presença dos britânicos auxiliando o Governo de Sergipe será fundamental para que as Parcerias Público-privadas se tornem uma realidade no Estado. “Já sabemos que as PPPs são ótimas formas de gestão. Por isso, ter a expertise dessas instituições britânicas junto conosco, auxiliando o Governo do Estado na implantação de PPPs em Sergipe será fundamental para que tenhamos modelos de sucesso em nosso Estado”, analisou.